Participação de Ilma Barros no evento do Instituto Alpargatas

Em seu 16º Seminário Nacional de Educação, o Instituto Alpargatas promoveu no Teatro Pedra do Reino, em João Pessoa, com o tema: “Educação Transformadora: um diálogo com os objetivos de desenvolvimento sustentável”. O evento contou com mais de 1200 participantes como empresários, professores, gestores de todas as partes. O seminário também teve o privilégio de ter a participação de José Pacheco, educador e idealizador da Escola da Ponte, onde os alunos e professores aprendem e ensinam através de projetos de pesquisa, que se encaixam nas necessidades dos envolvidos. 

 

A edição contou com o privilégio de uma palestra bastante enriquecedora, da professora doutora Ilma Barros, com o tema: “O ser educador e as conexões necessárias ao século XXI’’. Ela que faz parte do movimento a favor da Educação Positiva, que é conhecido mundialmente, que visa tornar conhecido esse tipo de ensino, onde os alunos são incentivados a dar e reconhecer os seus potenciais. Isso facilita os processos de educação, gerando energia positiva e conecta as pessoas, com essas energias significativas para seu desenvolvimento intelectual e  consequentemente pessoal. 

 

Ilma deu exemplos e contou algumas histórias em sua palestra, de alunos que chegaram com dificuldades em algumas escolas, mas que com esse tipo de abordagem, conseguiram se desenvolver bem, nesse ambiente que se tornou propício. Ela ressaltou que a escola, a instituição que escolhe esse tipo de abordagem, precisa estar alinhada com o processo e 100% comprometida, tanto para o preparo dos educadores, como dos líderes e todos os funcionários. 

 

Com a tecnologia que facilita colocar na pedagogia esses processos, na sala de aula, no dia a dia, os alunos são ajudados a se conectar com suas emoções positivas, com seu verdadeiro potencial. Também citou, que essa metodologia  não se aplica somente em sala de aula, ela está por toda parte. A partir do momento em que o aluno sai e vai fazer um lanche, as pessoas que estão atendendo na cantina, também estão preparadas para atuar de acordo com os princípios abordados na educação positiva. 

 

Ela falou sobre a implantação no IA (Instituto Alpargatas) e contou em como eles pensam em daqui 15 anos estar. Desde junho de 2018, foi incorporada essa estratégia e foi iniciado um processo de reflexão. É um investimento muito importante para pensar nas realizações que já foram feitas e também como o IA quer contribuir com essa educação 4.0, pensando no futuro tecnológico, onde o contato humano será mais e mais de responsabilidade das escolas e universidades,que têm um papel muito importante.

O Instituto se preocupa com essa mudança junto às escolas que têm vínculo, para participar desse movimento mundial e conseguir mostrar um desempenho que seja digno de participar do encontro que acontece anualmente, sobre Educação Positiva, onde as instituições mostram seus trabalhos que foram desempenhados e significativos para mudanças. A intenção é que o IA entre com projetos importantes e disponibilizar para todos os alunos de todas as partes do mundo. 



Deixe um comentário