O que foi o evento?
Ilma Barros participou do evento “Ecossistema Global de Solidariedade – Como engajar seus colaboradores?’’ que aconteceu em sua 1ª edição, no Consulado Geral de Portugal, em São Paulo, para comemorar a chegada da eSolidar (startup portuguesa), uma plataforma de impacto social, que disponibiliza materiais de fácil entendimento, para instituições de caridade, no Brasil.
O evento contou também com outros grandes nomes como Marco Barbosa (CEO da eSolidar), Osmar Rodrigues (Grupo Boticário), Flavio Padovan (Hospital Cruz Verde) e Luiz Junqueira (SocialCorp). Eles abordaram sobre a inovação na responsabilidade social corporativa e a importância do engajamento dos colaboradores.
O que é Responsabilidade Social?
A responsabilidade social é um conjunto de ações adotadas por empregadores, com o comprometimento de implementar em suas empresas um trabalho ético, para contribuir com o desenvolvimento econômico, aumentando a qualidade de vida de seus funcionários e dos seus familiares, além de influenciar no fluxo da empresa, trazendo lucros. Ela não beneficia só a empresa em questão e sim, a sociedade como um todo, quando esses atos e condutas fazem parte do dia a dia de todos.
As ações que as empresas tomam como, produção local, diminuição do lixo produzido, produtos com baixo custo e usando materiais locais, são uns dos aspectos que encontramos na responsabilidade social de um local de trabalho que se compromete com isso. As escolhas que elas fazem, impacta diretamente com o mundo.
“Por isso que é importante hoje as empresas se conscientizarem de que a gente não está mais num patamar de parar de fazer o mal, mas sim de começar um processo de cura mesmo.’’ Essa foi umas das falas de Ilma, que é especialista em transformação organizacional, sobre liderança e especialista na teoria U, mostrando justamente a importância do agora, do que realmente faz sentido fazer hoje. Seja com pequenas ou grandes mudanças, o start precisa ser dado.
Teoria U, o que é?
Teoria U é um conjunto de ações e teorias que vêm sendo implantadas e adotadas no dia a dia, para resolver alguns problemas recorrentes de empresas, que seus líderes apontam como empecilhos para o crescimento e o bom desenvolvimento do trabalho.
A proposta dessa metodologia de trabalho é para melhorar o desempenho, que muitas vezes é prejudicado pela organização interna, pela relação de pessoas entre pessoas, clientes, entre outros fatores externos. E a própria letra U, faz parte do processo. O começo é onde são reconhecidos os problemas, a base da letra é onde todos já têm consciência do que precisam ajustar e já estão em fase de reflexão, rumo as mudanças necessárias para a melhoria. Na outra e última ponta do U os profissionais já estão prontos para as revoluções internas da empresa e já caminham todos para o mesmo objetivo.
Ilma aposta e acredita nesse conjunto de ações para o desenvolvimento da sua equipe, da sua empresa. Ela usa a palavra FLORESCER para explicar as fases do processo que as pessoas passam, para chegar no lugar que todos almejam. É preciso reconhecer, refletir e executar o planejado. Ao trabalhar com as marcas, Ilma leva todos à uma reflexão profunda e acompanha cada passo da equipe para o sucesso.